26 setembro 2009

Queen II





Segundo álbum do Queen. É o melhor álbum de todos os tempos!!!! O que eu mais amo, confesso :D
"A night at the Opera" consegue empatar com ele, mas "Queen II" tem uma magia que eu não consigo explicar.

É M A R A V I L H O S O!!!!!!!! Eu amo D + + + + +  *-*  É a perfeição em forma de Música!

O LP foi gravado ainda em 1973 (ano do lançamento do primeiro álbum: “Queen”) , e foi lançado em 8 de março de 1974 na Inglaterra. 11 músicas fascinantes.

Um dos grandes detalhes é que eles fizeram o álbum de um modo para que ele soasse emendado, ligado como um todo. Nota-se isso principalmente se você ouvir o vinil dele, mostra melhor a perfeita sequência entre as musicas – as notas do fim de uma faixa emendam nos primeiros segundos do começo da faixa seguinte. Isso ocorre na maioria das músicas, salvo algumas exceções.

Mais um motivo que faz com que "Queen II" soe um álbum muito conceitual (embora eles nunca tenham afirmado oficialmente) mas que fica um tanto evidente em vários outros aspectos - tanto nas imagens do encarte do álbum, no próprio vinil (o lado Black e o White), quanto nas músicas e temas de algumas letras.

Tem alguns elementos de Rock Progressivo. Há quem considere mais Hard Rock, assim como o primeiro álbum, porém "Queen II" é bem mais melódico. Mas também tem umas pitadas Heavy Metal... bom, eu sei de uma coisa: seja o que for, ele é perfeito!  :)

Na verdade ele é tudo isso e muito mais, é um caldeirão de estilos e sonoridades. É definido como o álbum mais pesado do Queen. Mas como dizem que quem define limita, então é melhor não tentar definir "Queen II" , porque se tem alguma coisa que ele não tem, é limitação. Totalmente ao contrário.
É pesado, mas ao mesmo tempo tem uma sutileza no som.

Dá pra acreditar que esse álbum perfeito foi todo gravado em 1 mês? Ele tem uma riqueza infindável de detalhes!

Inúmeras camadas vocais, camadas e mais camadas de guitarra e piano, toques de Heavy metal, Hard e Progressivo, arranjos complexos, Ópera Rock, power coros, backing vocals arrasadores, cravo, castanholas, guitarras que conversavam entre si, entrelaçamento de sons, muitas transições intercaladas, variações rápidas entre o peso e o calmo, melancolia, energia, mistura, Art rock, perfeição, canções lindas, belos acordes, uso de texturas musicais, solos sensacionais, imenso talento, combinações e camadas sonoras que soavam ser orquestrais, em perfeita harmonia, suave, sutil, ousado, brilhante. Sofisticação, criatividade, qualidade, estilo, charme, grandiosidade...

Mistura tudo isso em uma panela, coloca Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, põe água quente e deixa ferver por 3 minutos. Desligue, e escorra. Pronto, temos Queen II ! E o detalhe - é que já está com o tempero.

Ah, mais um detalhe:


NADA DE SINTETIZADORES....!


É um álbum e x t r e m a m e n t e complexo, uma obra prima bem artesanal!! Tiraram um som incrível só com o seu talento.

Hoje em dia, com o avanço cada vez maior da tecnologia, o som é praticamente pronto; pra muitos perdeu-se a importância de criar arranjos, melodias, sonoridades. Não é mais fundamental. É opcional. Quase tudo já está pré-pronto, basta apertar alguns botões, ajustar e... bum! temos uma 'música'.

Ah, além de criar música, ter talento pra CANTAR BEM é a última coisa em que estão pensando antes de gravar um CD. Lamentável.

Brian, Roger e Freddie usaram e abusaram da criatividade, sensibilidade e inspiração para escrever as letras. Foram muitos os temas usados - Mitologia, arte, fantasia, emoções, amor reprimido, pais/filhos, ideal de relações perfeitas, batalhas, decepções

As músicas desse álbum que nunca foram tocadas ao vivo são: Procession (sim, ela sempre tocada no início dos shows, porém era playback), Some day one day, The loser in the end, The fairy feller's master-stroke, Nevermore, The march of the black Queen (só foi tocada parte dela, em alguns shows) e Funny how love is.

Em 14 de março de 1974, o clipe de David Bowie que iria aparecer no programa de TV da BBC, o "Top of the Pops" foi cancelado na última hora. E pra preencher o a vaga o Queen aparece e dubla a música Seven seas of Rhye. Foi aí que a Rainha deu seu primeiro passo rumo às paradas de sucesso \o/ \o/ e assim, Seven seas of Rhye se tornou o maior sucesso do álbum na época.






Aliás, SUCESSO é uma palavra engraçada. O Queen conseguiu atingir o sucesso com uma das músicas mais, digamos, "simples" de um álbum genial, e a ajuda mais relevante pra isso (além do talento, óbvio) foi a aparição meio improvisada num programa de TV. Bingo! Transformaram a situação num salto para a carreira.

Isso tudo sem ter a imensa publicidade e as centenas de meios de divulgação que as bandas hoje em dia tem acesso. Imagine se tivessem ^^


Senhoras e senhores! Com vocês, a Majestade











                                                                        \o/ \o/ \o/ \o/




Lado A - "Side White"





Pouco mais de 1 minuto. Só instrumental. Belo começo não?
Já deu pra sentir o que é Queen II. Simplesmente sem comparação





Uma das mais longas do álbum. Muito linda





Introdução divina





"You never heard my song before the music was too loud
But now I think you hear me well for now we both know how
No star can light our way in this cloud of dark and fear
But some day one day..."


Lendo a tradução, se tem uma idéia de como as letras do Brian tem uma simplicidade/sensibilidade ímpares. Que resultam em grandes músicas





Roger e suas letras rebeldes :D
Mas é uma das músicas que eu mais gosto no álbum kkkkkkkkkkkkkkkkkk....... =D
Sente só o som…\o/




 Lado B - "Side Black"





You can come along
You can come along
Come to ogre battleeeeeeeeeeee!!!!!!

Quer briga? Vem que tem! kkkkkkkkk
Brincadeira.  *Diga não á violência*





Genial!!!
Tanto que essa é uma das que nunca foram tocadas ao vivo, tamanha a sua complexidade
Freddie = Criatividade





Diz, quem consegue fazer de uma palhinha dessa, uma música LINDA como é Nevermore...... diz?
NINGUÉM!!! - E viva a verdadeira boa música!!!!!!!!!!!





P e r f e i t a

♥ ♥ ♥ ♥

♫ ♫ ♫

♫ ♪ ♫ ♫ ♪ ♫ ♫ ♪ ♫ ♫ ♪ ♫ ♫ ♪ ♫

o/ o/ o/ o/ o/

a melhor

\o/ \o/ \o/ \o/ o/






Também é um pouco curta.
Dá razão aquela velha máxima --> "Tudo o que é bom
dura pouco".
God save o botão Repeat dos players! o/






"...And with a smile...........
I'll take you to the seven seas of Rhye
Oh I do like to be beside the seaside
Oh I do like to be beside the sea.....
.....Where the brass band plays - tiddly om pom pom
Oh I do like to be beside the seaside
Oh I do like to be beside the sea....."  =D


Da Inglaterra para o mundo!  :)  Cruzaram os 7 mares levando o melhor da Música pra todos nós!!!!

E qualquer palavra -- fantástico, sensacional, inovador, genial, pérola, obra prima -- é pequena pra falar de "Queen II", ele é o álbum pra ninguém botar defeito, só pra apontar perfeições. Ninguém nunca vai fazer igual, nem ao menos chegar perto. Em todos os aspectos.


Queen é único.

Queen II é uma experiência sonora.

O que o Queen fez nesse álbum nenhuma banda consegue fazer, mesmo se somar a carreira toda. Fato!

Tudo isso faz desse álbum um clássico absoluto da Música.


"Queen II" tem o poder!!!!!!!!!

\o/



Aqui está "Queen II". Esse tem 3 bônus, pois é da série de álbuns que a Hollywood Records relançou em 1991 em formato remasterizado















Queen = Perfeição musical





.

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Na minha opinião também é o melhor álbum do Queen, gosto de todos, mas esse tem um som mais complexo, sem explicações...Agora meu sonho seria ver o Queen em 74 tocando esse álbum na integra !!

    ResponderExcluir